1- Grip Character - Eidai

Eidai Grip Character


Sem dúvida é uma das mais cultuadas coleções de miniaturas feitas em die cast (feitas de metal) no Japão.

Produzidas pela Eidai em 1973 (Tóquio), abordou como temas, miniaturas baseadas em seriados e desenhos animados famosos da época.

Outros cinco motivos que também contribuíram para o seu grande sucesso foram:

1- O tamanho pequeno (não havia nada similar na época no Japão, a maioria dos brinquedos eram grandes e feitos de lata).

2- Os preços acessíveis.

3- Vinham com acessórios e mecanismos de ação.

4- A grande variedade e boa qualidade.

5- E ótimas embalagens.

Podemos encontrar três modelos de embalagens, as primeiras (até meados de 1975) com seu logotipo tradicional (G), em segundo com apenas com o nome da empresa (Eidai Corporation), e por último nas caixinhas vermelhas (Thunderbirds Series). Houve também variações nas cores de algumas miniaturas.

As séries mais famosas são as baseadas nos famosos “Thunderbirds” (série de TV com bonequinhos marionetes) e criações similares de Gerry Anderson (Joe 90, Stingray, Captain Scarlet e UFO), Batman, Mach 5 (Speed Racer), Ultraman Taro, Ultraman Leo e Gatchaman.

Para a série dos Thunderbirds ainda foi feito um box especial com 5 miniaturas (T1, T2, T3, T4 e Mole) com um lindo display para montar, veja abaixo:

A Eidai também lançou algumas “bases” originais como a do Mach 5, Condorman e Polimar, que não constam em seus desenhos animados. Além de uma coleção denominada Jumbo, por ter uma escala de tamanho bem maior que as outras convencionais. Uma série de lanchas e outras de figuras.

Foram no total mais de 110 miniaturas lançadas ao logo dos anos.

Veja a imagem do primeiro catálogo e com as primeiras 41 miniaturas:

Abaixo a imagem do segundo catálogo lançado pela Eidai:


Thunderbirds Series:

Thunderbird 1

Thunderbird 2

Thunderbird 3

Thunderbird 4

Penelope

Mole

Mac’s car

SPV (Spectrum Persuit Vehicle)

Shado Mobile


Batman Series:

Batmóvel


Eidai Grip Boat Series:

Batlancha (vermelha)

Batlancha (preta)


Mach 5:

Versão regular

Variante (vermelha)

Base


Grip Jumbo:

Por terem sido feitos em uma escala maior, os detalhes eram quase perfeitos e seus mecanismos de ação também foram ampliados.

Mach 5

Mach 5 Jumbo com 13, 2 cm de comprimento e 4 mecanismos de ação para brincar, enquanto que o da série convencional tinha apenas 7,7 cm e apenas um mecanismo de ação.


Grip Character Figures:

Além das figuras dos desenhos animados, as mais famosas figuras da série são a do Ultraman Leo e do Superman.

Superman

Saíram dois modelos diferentes, ambos em 1979, o primeiro com 11,4 cm e o segundo com 12,3 cm de altura. Veja os mesmos respectivamente:


Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro