2- Kubrick - Medicom



Figuras estilizadas de formas cúbicas e retangulares não são novidades, elas já são mais que consagradas em linhas como Playmobil e Lego. Hoje muitas delas são cultuadas não só pelas crianças, mas também por colecionadores no mundo todo. Um dos grandes sucessos é a linha Kubrick feita pela Medicom Toys. Essa linha abrange temas como Super Heróis das Hqs, Filmes, Heróis do Videogame e muitos outros.

Nesse artigo vamos conhecer um pouco dessa coleção, mais precisamente a linha dos Heróis Marvel e Batman (DC), diretamente do Japão a série Kubrick!


Marvel Série 1:

Lançada em 2002.

Nas lojas de brinquedos do Japão eles são vendidos a varejo, mas em sites ou em lojas especializadas você pode comprar em caixas. Cada caixa contém 24 figuras e a porcentagem de figuras que vêm já está calculada, somente quando vêm as figuras chamadas “secret” 1/24, ou seja, uma figura a cada 24 peças, mas não são todas as caixas que vêm, ou o 1/64 uma a cada 64 peças ou a cada quatro caixas (se tiver sorte) que eles mudam a quantidade que vêm dentro.

A série 1 é composta por:

1- Homem Aranha 5/24 (cada caixa trazia cinco figuras)

2- Wolverine 4/24

3- Surfista Prateado 4/24

4- Colossus 3/24

5- Ciclope 3/24

6- Homem de Ferro 2/24

7- Tempestade 2/24

8- Dr. Destino 1/24 (Secret)

9- Venom Justiceiro - Amálgama dos personagens 1/96 (Secret)

A embalagem:


Marvel Série 2:

A série 2 foi inicialmente programada para ser lançada em Julho de 2003, mas só saiu no mercado em Outubro de 2003. Também só foi feita uma tiragem.

1-Venom 5/24

2-Homem de Gelo 4/24

3-Justiceiro 4/24

4-Gambit 3/24

5- Professor X 3/24

6-Omega Red 2/24

7- Apocalypse 2/24

8-Noturno 1/24 (Secret)

9- Spider Ham (Presunto Aranha-Peter Porker-sátira) 1/96 (Secret)

A embalagem:


Marvel Série 3:

Lançada em 2004. Composta pelas seguintes figuras:

1- Carnificina 25%

2- Venom 16,66%

3- Magneto 16,66%

4- Tocha Humana 12,5%

5- Fanático 12,5%

6- Jean Grey 8,33%

7- Demolidor 8,33%

8- Doppelganger - Contra-Parte Aranha (Secret)


Marvel Série 4:

Lançada em 2004. Composta pelas seguintes figuras:

1- Homem-Aranha Escarlate 25%

2- Capitão América 16,66%

3- Havok 16,66%

4- Duende Macabro 12,5%

5- Wolverine 12,5%

6- Sr. Fantástico 8,33%

7- Morfo 8,33%


A embalagem:

Abaixo: Figuras promocionais Venom e Homem Aranha 400%: saíram na 17ª Convenção Internacional de Characters (WCC). Ambas só eram vendidas, a quem esteve presente. Edições limitadíssimas de apenas 500 unidades. O tamanho é de 25 centímetros.


Promocionais dos filmes Marvel

Os promocionais que saíram até agora foram do Wolverine (X-Men), do Demolidor (Demolidor), do Quarteto Fantástico (Quarteto Fantástico) e Surfista Prateado (Quarteto Fantástico 2) na estréia dos respectivos filmes no Japão.
Acontece que só indo ao cinema para adquiri-los. Primeiramente, porque eles não eram vendidos, mas sim distribuídos apenas para quem comprasse o ingresso com antecedência. E não é só isso, você poderia comprar um ingresso com antecedência, mas eles só eram distribuídos em alguns cinemas, os das grandes cidades e de público, como Kawasaki, Shibuya, Yokohama, Shinjuko, Ikebukuro e nas regiões Tokio/Kanagawa ou outras grandes metrópoles.
Não vinham em caixas como de costume e sim em saquinhos de plástico lacrados.

Veja abaixo o Wolverine promocional do cinema e a embalagem:

Veja abaixo o Demolidor promocional do cinema e a embalagem:

Veja abaixo as figuras do Quarteto Fantástico promocionais do cinema e as embalagens:


Veja abaixo o Surfista Prateado promocional do cinema e a embalagem:

Depois saíram os promocionais do Wolverine e do Demolidor, no lançamento dos Dvds, também só para quem comprasse o DVD. Estes vinham em caixinhas e alguns em saquinhos de plástico também.

Veja abaixo o Demolidor promocional do DVD e a embalagem:

Abaixo o Wolverine promocional do DVD e a embalagem:

Detalhe, no Wolverine você encontra diferenças no uniforme, o do filme está com o uniforme do 2º filme já o do DVD está com o uniforme do 1º filme, e até no cabelo (um é castanho-DVD e outro é preto-cinema), mas no Demolidor eles são idênticos a não ser na pintura, se você reparar direitinho uma é brilhante e a outra mais fosca.

Vejam o comparativo abaixo:

Foram lançados também os sets que vinham em caixas com cinco figuras, veja a do X-Men e do Homem Aranha abaixo:





Com o lançamento no cinema do filme Spiderman 3, saíram duas figuras limitadas do aracnídeo, uma com o uniforme tradicional vermelho e azul pela loja de brinquedos “Blister”, e outra com o uniforme negro pela

HMV, veja os mesmo abaixo:


No dia 5 de novembro de 2007, foi distribuída pela Tsutaya, rede locadora de vídeos, dvds e cds, uma figura exclusiva no Homem-Aranha baseada do filme Spiderman 3. A figura só poderia ser adquirida na compra do dvd, mas apenas por pré-encomenda.Veja abaixo:

Em dezembro de 2007, também saiu um set com as figuras do filme Spiderman 3, composto por Homem Aranha (uniforme tradicional vermelho e azul), Homem Aranha (uniforme negro), Novo Duende, Venom e Homem Areia, veja abaixo as figuras respectivamente:

São vendidas também as caixinhas de acrílico para colocá-los dentro, onde já existe um encaixe na base para fixá-los em seus pés, veja abaixo:


Batman Série 1:

Esta série é menor por enquanto (esperamos que saiam mais), só vêm seis figuras e apenas um secret 1/96. E tanto a caixa avulsa como a de 24 são bem maiores que as series da Marvel 1 e 2, no entanto a escala deles são as mesmas, mas repare que são bem mais detalhadas.

Programadas para serem lançadas em Agosto, mas também atrasou e só saíram em Outubro.

Veja as figuras abaixo:

1- Batman 6/24

2- Robin 5/24

3- Batgirl 5/24

4- Azrael 3/24

5- Senhor Frio 3/24

6- Espantalho 2/24

7-A Salteadora 1/96 (Secret)

A caixa de cada figura avulsa:

Mas tarde foi lançado um set com algumas figuras da série 1 mas com cores variantes, veja abaixo:

Nos EUA, foi feito exclusivamente pela DC Direct, lançando um set com a figura do Senhor Frio no lugar da do Azrael, e com diferenças no símbolo do morcego no peito do Batman e do cinto de utilidades do Robin, outra diferença e a abertura da frente da caixa, para cima ao invés de para lateral como na versão japonesa, veja abaixo:

A Medicom anunciou para outubro de 2005 um lançamento de um Batmóvel motorizado e comandado por controle remoto, mas sua produção foi cancelada, abaixo as imagens do protótipo:

Saíram também as figuras em cartelas baseadas no desenho Batman Animated Series e Batman Beyond, vejam abaixo:

Batman – The Animated Series:

Batman

Batgirl

Harley Quinn

Man-bat


Killer Kroc

Mr. Freeze

Batman – Beyond:

Terry Mcginnis

Blight


Do filme “Batman” e “Batman Returns”, também em cartelas, e em 2005 um set do filme “Batman Begins” (Batman, Ras’Al Ghul e Espantalho) em caixa, veja abaixo:


Batman:

Batman


The Joker


Batman Returns:

The Penguin

Penguin Missile

Catwoman

Selina Kyle

Batman Begins:

Abaixo a figura do Batman 400% da Convenção Internacional de Characters (WCC):


Superman

Em 2006 foi a vez do Super Homem com o lançamento do filme “Superman Returns”, um set especial foi posto a venda com a figura do Homem de Aço com um lindo Bearbrick (Ursinho) prateado, veja abaixo:


Outros

Os temas são variados, desde filmes, seriados, personagens de games e desenhos animados, vamos abordar neste espaço abaixo, mas alguns destes personagens.


Ultraman

Em 2004 a grande novidade nas prateleiras dos supermercados foram os Kubricks. A Glico, famosa e antiga fabricante de guloseimas, se juntou a Medicom Toys (dos quais têm o direito sobre os Kubricks) e lançaram a coleção Glicoman, Biscokun e Ultraman (os dois primeiros “garotos” propaganda de sua marca). Na compra de uma caixinha em que vinham dois Bisco (biscoitos) e um Almond Glico (chocolate formato de almôndegas) você ganhava uma figura da coleção, que tinha também suas variantes e a figura secreta. Veja alguns deles abaixo:

Ultraman

Imit Ultraman (variante)

Glicoman tain (variante)

Bisco kun


Bisko kun (variante)

Z-Ton

Alien Baltan


Hayata tain

Hayata tain (variante)

Dada A

Dada B (variante)

Alien Mefilas

Ragon

Ragon (variante)

Kemur (secret)

A embalagem:

Com o grande sucesso da Glico e Medicom Toy, fez com que a Hyper Hobby juntasse suas forças, e colocasse também em suas revistas duas figuras promocionais, uma do Ultraman (C Type) e a outra do Alien Baltan (versão transparente), vejam os mesmos abaixo:

Em 2005, foi lancada o projeto Kanegon, o set acompanhava a figura do Kanegon da serie Dai Kaiju da X-Plus e um kubrick da Medicom:

Em dezembro de 2007 com a exposição “Objects Subjects Imagination of Ultra” realizada na loja de departamentos “Parco” em Shibuya, a mesma colocou a venda um set limitado para promover o evento, veja abaixo:


Besouro Verde e Kato

Além dos Super-Heróis dos universos Marvel e DC, outros heróis clássicos das Hqs foram lançados na série Kubrick, entre os mesmos o Besouro Verde e seu parceiro Kato. O Besouro Verde surgiu no rádio em 1936, criado por George Trendle (também criador do Cavaleiro Solitário/Lone Ranger), o herói posteriormente foi adaptado para as Hqs e é mais conhecido no Brasil por sua série de TV da década de 60, com o astro das artes marciais Bruce Lee no papel de Kato, veja abaixo:


Rocketeer

Baseada em uma história em quadrinhos dos anos 40 chamada Rocketman, Rocketeer é uma Graphic Novel que conta as aventuras de um super-herói que utiliza um foguete nas costas para combater seus inimigos. A série original fez muito sucesso na época e foi apresentada no Brasil até meados dos anos 70, esse quadrinho foi a base para o filme longa metragem The Rocketeerde 1991 produzido pela Disney, o herói também teve sua versão Kubrick, veja abaixo:


Spawn

Dentre os personagens dos quadrinhos contemporâneos, um dos mais conhecidos hoje tanto quanto ícones da Marvel e DC é Spawn, criação de Todd McFarlane, desenhista e hoje empresário, também um dos criadores da editora Image e da McFarlane Toys, empresa responsável por consolidar ainda mais o sucesso de Spawn através de suas action-figures primorosas, que inovaram a maneira de produzir figuras de ação, tornando as mesmas ainda mais itens colecionáveis para adultos do que brinquedos! Curiosamente, além da própria McFarlane Toys, a única empresa à produzir figuras do Spawn foi a Medicom Toy na série Kubrick! Além do próprio Spawn a série trás seus inimigos Violador, Redentor, o Palhaço, Chacina e Tremor, bem como variantes de todos, veja abaixo:


Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro