6- G.I.Joe - Takara

G.I.Joe

Criados pela Hasbro em 1964, inicialmente como a idéia de “bonecos com roupas para vestir, feitos para os meninos”, essas figuras do soldado aventureiro alcançou rapidamente grande sucesso mundial. As figuras tinham aproximadamente 12 polegadas, e só foram sair da linha de produção original em 1978.

Em 1982, adaptando as exigências de um novo mercado, a Hasbro lançou os novos G.I. Joes, agora com apenas 3,5 polegadas, e sem as roupas de tecido removíveis. Com custo menor, a Hasbro pode investir numa variedade maior de figuras para a coleção, até 1992 já havia produzido mais de 500 figuras e mais de 250 playsets.

O tema é militar, G.I. Joe é um grupo de comandos de elite, que atua na defesa da paz mundial contra o grupo terrorista chamado “Organização Cobra”.

No Japão eles só foram aparecer em 1986, através da Takara, foram lançadas ao todo 24 figuras e 15 veículos, e apesar da Takara anunciar outros lançamentos para a coleção, esses nunca chegaram a ser lançados.

Os G.I. Joes no Japão lamentavelmente foram um fracasso de vendas, e não alcançaram o esperado sucesso como em outros países do mundo.

Um dos motivos desse fracasso foi o marketing mal planejado, a série de desenhos animados dos Joes, por exemplo, foi exibida no Japão a partir de 24 de julho de 1986, através da TV Asahi, era levada ao ar toda quinta-feira às 10:30hs da manhã, horário em que as crianças japonesas estavam nas escolas. Depois passou para as 5:55hs e somente à partir do 11º capítulo, finalmente mudou para às 17:30hs.

O mercado de brinquedos nesta época também não foi favorável, estava voltado para o “Boom” dos Super “Robôs”, a mesma Takara, desde 1985 já comercializava os “Transformers”, também com grande sucesso em todo o mundo. E a Bandai atacava com os robôs da série “Gundam Wing”.

Abaixo algumas imagens de catálogos das figuras e veículos lançados no Japão:


G.I.Joe

Só saíram 13 figuras e 9 veículos.


Figuras:

Grunt ou Duke (G-01)

Flint (G-02)

Snake Eyes (G-03)


Stalker (G-04)


Scarlett (G-05)


Roadblock (G-06)

Mick ou Rock 'n Roll (G-07)

Breaker (G-08)


Tripwire (G-09)


Gung-Ho (G-10)


Shipwreck (G-11)


Torpedo (G-12)


Snow Job (G-13)



Veículos:

Skystriker (G-14)

Flying Dragon (G-15)

VAMP Jeep (G-16)


Pollar Battle Bear (G-17)


Rapid Fire Bike (G-18)


Little Harry (G-19)


Wolverine (G-27)


Snow Cat (G-29)


Silver Miracle Bike (G-30)



Na lista de lançamentos de figuras e veículos dos Joes que foram cancelados estão:

Figuras:

-Found (G-21)

-Gray (G-22)

-Rip Cord (G-23)

-Recondo (G-24)

-Blowtorch (G-25)

-Quick Kick (G-26)

Veículos:

-S.H.A.R.C. Flying Submarine (G-28).

O G-20 não foi listado no catálogo.


Uma curiosidade também esta entre os nomes das figuras, o líder de campo dos Joes, Duke, ficou conhecido no Japão como Grunt e Rock 'n Roll foi chamado de Mick.

A Takara não fez nenhuma figura original para sua coleção, mas houve uma variante em relação à coleção original da Hasbro. Foi a figura do personagem Duke, foram disponibilizadas no mercado japonês duas versões do mesmo, uma delas com a manga da camisa solta até os punhos (variante) e a outra igual à versão original, com a manga dobrada, veja a diferença abaixo:


Cobra

Foram 11 figuras e 6 veículos.


Figuras:

Comandante Cobra (E-01)

Destro (E-02)

Major Bludd (E-03)

Baronesa (E-04)

Firefly (E-05)

Oficial Cobra (E-06)

Soldado Cobra (E-07)

Zartan (E-08)

Buzzer (E-09)

Ripper (E-10)

Torch (E-11)


Veículos:

H.I.S.S (E-12)

Cobra Gyro (E-13)


Cobra Night Attacker (E-14)


Cobra Hattler (E-20)


Cobra Ferret (E-21)


Cobra Flight Pod (E-23)


As figuras dos Cobras anunciadas, e posteriormente canceladas pela Takara foram:

-Storm Shadow (E-15)

-Crimson Guard (E-16)

-Tomax e Xamot (E-17)

-Tele-Vipers (E-18)

-Snow Serpent (E-19)

Entre os veículos foram:

-Cobra A.S.P. (E-22)

-Cobra C.L.A.W. (E-24)


Entre os Cobras houve também uma diferença em relação às figuras vendidas em outros países, apenas no Japão o líder dos Dreadnoks “Zartan” foi vendido em cartela individual, nos EUA ele foi vendido como figura exclusiva do Chameleon Swamp Skier. Veja abaixo:


Promocionais

Em comemoração ao início de suas vendas no Japão em 1986, a Takara fez uma promoção dupla (W Chance), que consistia em mandar um selo com seu logotipo que vinha nos adesivos junto com as figuras, para o endereço de sua matriz. Todos os participantes desta promoção ganhavam um “Secret File” e entre eles, apenas 100 ganhariam através de sorteio, a Plataforma de Batalha (Battle Platform).

Veja a imagem da promoção e prêmio Battle Platform abaixo:

Fora esta promoção, houve o “mail-in figure” que consistia em ajuntar os cupons de pontos que vinham no verso de cada cartela denominada de “Flag Point”. A cada dois pontos e mais 680 ienes, o cliente poderia adquirir através dos correios, uma das três figuras que não foram vendidas nas lojas, o Barbecue, o Alpine ou o Eels.

Barbecue

Alpine

Eels

Abaixo a imagem dos Flag Points:

G.I.Joe

Cobra

Na compra das figuras nas lojas, poderia ser adquirida gratuitamente uma base especial para a mesma. Havia dois modelos para os G.I. Joes e para os Cobras (redonda na cor vermelha e com o logo do Cobra). Veja abaixo uma delas:


Por Yudi Deguchi e Eder Pegoraro